quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

FOGO DO CÉU

Hoje estava ouvindo um louvor que no refrão dizia “Caia fogo dos céus, Queima esse altar”.
Fiquei pensando no sentido dos versos dessa canção e no que Deus tinha para falar comigo nessa manhã.  Eu já tinha lido essa história em que caía fogo do céu, mas eu não me lembrava onde, então procurei no Google e lá estava o livro de Reis. Fazendo um remember li alguns trechos do livro novamente e este livro relata todos os Reis que passaram por Israel após a morte do Rei Davi iniciando pelo Reinado de Salomão. Salomão não agradou a Deus em suas atitudes e a nação termina dividida em dois reinos conhecidos como Judá e Israel (a partir do capitulo 12).
Ocorre uma série de acontecimentos até que surge um profeta e aí que começa a minha reflexão...

O PROFETA ELIAS
- Um homem humilde, cujo nome significa “JEOVÁ É DEUS”;
- O mais famoso e dramático dos profetas de Israel;
- Foi contemporâneo de Acabe, Jezabel, Acazias, Obadias, Jeú e Aazael;
- Predisse o início e o fim de uma seca de três anos e meio (I Rs 17.1; 18.44);
- Fugiu da presença de Acabe e foi sustentado pelos corvos e por uma pobre viúva (I Rs 17.1-6; 8-16);
- Foi usado por Deus para ressuscitar uma criança (I Rs 17.22);
- Desafiou os profetas de Baal no Monte Carmelo (I Rs 18.22-45);
- Ameaçado de morte, fugiu com medo de Jezabel e desejou a morte (I Rs 19.4);
- Caminhou 40 dias 40 noites, após ser alimentado com pão e água, trazidos por um anjo (I Rs 19.8);
- Ao chegar em Horebe, esconde-se em uma caverna, onde tem um encontro com Deus (I Rs 19.12);
- Unge Elizeu como seu sucessor (I Rs 19.15,21);
- Foi levado ao céu em um redemoinho (II Rs 2.11)
- A história de Elias está registrada em I Rs 17.1 até II Rs 2.11.

CONTEXTO POLÍTICO E RELIGIOSO
- Era um período de sucessão de reis ímpios – “ele fez o que era mau aos olhos do Senhor; e fez pior do que todos quantos foram antes dele” (I Rs)
- Era um período de idolatria (I Rs 16)
- Era um período de crise (I Rs 16 e 17)
- Era um período de inversão de valores (I Rs 18)
- Era um período de perseguição aos profetas (I Rs 18)
- Era um período de abuso de poder (I Rs 21)

RESTAURANDO O ALTAR DO SENHOR
Um breve resumo sobre a história do Profeta Elias e os 450 profetas de Baal no monte Carmelo:
Elias era um profeta de DEUS, que vira e meche falava umas verdades para acordar o povo; Acabe foi um dos sucessores no reinado de Judá cerca de 80 anos depois de Salomão e ele foi mais um se desviou dos caminhos do Senhor. Seu reinado durou 22 anos e ele era casado com Jezabel,  que pra ajudar, adorava Baal (I Rs 17-21 e II Cr 18);  Elias orou a DEUS, e por durante 3 anos e meio não choveu na terra de Israel (Tg 5:17); Acabe e Jezabel ficaram irados com Elias a ponto de mandar o matar;  Deus mandou que Elias se escondesse, e tempos depois, mandou retornar para se apresentar a Acabe. Bem, Elias foi lá, e disse as seguintes palavras:

“Agora, pois, manda ajuntar a mim todos o Israel no monte Carmelo, como também os quatrocentos e cinquenta profetas de Baal e os quatrocentos profetas do poste-ídolo que comem da mesa de Jezabel"
(1 Rs 18:19)

Todos se reúnem no monte Carmelo e Elias desafia os profetas de Baal a invocarem o seu deus e ele invocar ao Senhor e diz que aquele deus que responder com o fogo sobre o altar, este será o verdadeiro Deus. Todos concordam e os profetas de baal começam a invocar baal e eis que nada acontece (I Rs 18:26-29). E então, Elias, RESTAURA O ALTAR DO SENHOR QUE ESTAVA QUEBRADO. (I Rs 18:30).
Esse altar, em um primeiro momento pensei ser de madeira, ou tijolo, sei lá. Mas hoje eu percebi que o altar restaurado sou eu!! Eu estava quebrada quando deixei outras coisas tomarem o lugar de Deus.. Israel estava quebrada, pois deixou outro deus tomar o lugar do verdadeiro Rei dos Reis.

E você está quebrado? Você tem tido um baal na sua vida? Tem deixado que outras coisas te desviem dos caminhos do Senhor?

Nos meus tempos de cegueira deixava que qualquer coisa tomasse o lugar de Deus. A internet, o bar, o namorado... qualquer coisa que eu tivesse que fazer servia como desculpa para não ir a igreja, para não orar, para não ter um relacionamento com Cristo. Satanás é sujo.. ele vai te envolvendo aos poucos e quando você abre os olhos já não consegue mais sair por conta própria...
E então, surge Jesus... o FILHO DO DEUS VIVO... e com seu sacrifício de amor, oferece seus braços para nos aconchegarmos. E então somos RESTAURADOS pela misericórdia de Deus!!
E quando Deus derrama o fogo do céu sobre o altar temos a certeza absoluta de que SÓ O SENHOR É DEUS!!! (I Rs 18:38-39)
E o fogo é derramado quando Deus se alegra pelo holocausto. E hoje o HOLOCAUSTO, sou EU e também pode ser VOCÊ!!! A VERDADEIRA Igreja de Cristo... o TEMPLO e o SACRIFICIO VIVO!!! (Rm 12:1).
Para sermos um sacrifício vivo devemos recusar as coisas do mundo. TUDO o que o mundo oferece podem ser resumidos em três coisas: “a concupiscência da carne, a concupiscência da dos olhos, e a soberba da vida.” (I Jo 2:15-16).
Deus tem se alegrado com o SEU SACRIIFICIO? Deus tem derramado do FOGO DO CÉU sobre você e a sua casa? Se você está sentindo que não tem feito nada que agrade a Deus peça perdão e livre-se da escravidão do pecado..
Tenha um POSICIONAMENTO e você também será RESTAURADO PELO AMOR DE CRISTO!!
Fique com o Louvor que gerou todo esse estudo.. Espero que goste!!


sexta-feira, 11 de outubro de 2013

FÉ INABALÁVEL

Assim como não há outro Deus poderoso como o Senhor (2 Sm 7:22), não há um povo tão abençoado como o povo de Deus.

Deus nos convida a fazer parte DO SEU POVO, e este convite é dirigido a todos nós, sem distinção, porque Deus deseja que todos se salvem (1 Tm 2: 4).
Mas como nos tornar membros do povo de Deus? Em Jo 3:3-5 Jesus diz a Nicodemos que é necessário nascer de novo e complementa dizendo que é preciso nascer da água e do Espírito para entrar no Reino de Deus.
Como assim nascer da água e do Espírito? Bom amigos, essa passagem é clara e nos faz entender que não se trata de um nascimento físico, mas sim de um nascimento para uma nova vida, abandonando o velho homem. E o meio pelo qual somos introduzidos neste povo, mediante a fé em Cristo é pelo Batismo.
Opa, FÉ? Pode ser momentânea? Embora muitos o façam envolvidos pelo calor de um momento, NÃO.! Não deve ser uma fé passageira. a Fé é um dom de Deus que deve ser alimentado e desenvolver-se em toda a nossa vida...
O tema deste mês na 47ª IEQ de Curitiba é FÉ INABALÁVEL, e em frente a esse tema me questionei.. Como obter uma fé indestrutível? Como mantê-la em constante crescimento? COMO?
Refletindo um pouco sobre isso comecei a analisar situações da minha vida das quais comprovam que vivemos 100% pela fé. Como por exemplo: Quantos de nós pede ao frentista do posto de gasolina para abastecer vinte litros de combustível e certifica-se de que os vinte litros realmente foram colocados? (se bem que há pessoas que fazem isso, tipo, meu querido Sogro e meu esposo, rsrsrs); ou então, quem coloca uma carta importante na caixa de correio e espera para ver se algum carteiro a pega para fazer a entrega ou se a joga fora? (Duvido que alguém faça isso); Quem ao embarcar em um avião para um outro Estado verifica as credenciais do piloto? Quem acessa um elevador no último andar e confere se os cabos estão em bom estado ou desfiados? Praticamento ninguém certo?! O que significa que a nossa vida é repleta de atos de fé. Não saímos de casa sem contar com ela. Agora, eu me pergunto: por que é TÃO FÁCIL confiar nas pessoas ou nas coisas feitas por elas e TÃO DIFÍCIL confiar Naquele que é o ÚNICO DIGNO DE CONFIANÇA? Engraçado não??
Somos tão bobos ao ponto de que quando nos apaixonamos confiamos tanto naquela pessoa e de que realmente ele/ela será o único amor da nossa vida e esquecemos de consultar Deus, se realmente é aquele o Isaque ou a Rebeca separado para nós pelo Senhor. E aí quando nos frustamos ficamos tristes e feridos. E muitos ainda culpam Deus por isso, abalando a Fé que tinha. Será que realmente tinha Fé em Deus ou em Si Mesmo? Acreditando na direção de Deus ou no próprio julgamento?
Para não cairmos nessas armadilhas devemos ter um relacionamento intimo e pessoal com Cristo, a ponto de que sejamos crucificados com Ele e que não mais vivamos e sim que Ele viva em nós. (Gálatas 2:20).
Agora eu te pergunto: CRISTO VIVE EM VOCÊ? Reflita sobre isso e medite na Palavra de Deus, e depois analise se a sua Fé é inabalável ou se vc tem deixado que as coisas ruins deste mundo te desviem dos sonhos de Deus.
Lembre-se de que Deus tem um propósito para sua vida e que Satanás tem outro. O propósito de Satanás é que você NÃO REALIZE O PROPÓSITO DE DEUS. Você vai deixar isso acontecer? Se fortaleça em Cristo pois em função do livre arbítrio, SÓ DEPENDE DE VOCÊ.

No amor de Cristo.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

ORAÇÃO - Ferramenta para que ouçamos a voz de Deus

RELACIONAMENTO COM DEUS

Uma das coisas que precisamos aprender com urgência: ouvir a voz de Deus.
É preciso quebrar o monólogo da oração. Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus (Salmo 46:10) faz parte do relacionamento.
Relacionamento significa a ligação afetiva, profissional ou de amizade entre pessoas que se unem com os mesmos objetivos e interesses. Todo tipo de relacionamento envolve convivência, comunicação e atitudes que devem ser recíprocas. 
Ou seja, não existe relacionamento de um só!!!
A oração é uma ferramenta da qual Deus nos deu para que ouvíssemos a sua voz.
COMO DEUS NOS FALA?
Deus nos fala de diversas maneiras e para ouvi-lo devemos estar sensíveis e dispostos a isso.
- Deus fala através da natureza, nos mostrando o quão criativo Ele é;
- Deus fala através das nossas experiências do dia a dia, nos mostrando o quão cuidadoso e protetor Ele é com nossas vidas;
- Deus fala através da Igreja;
- Deus fala através de sonhos, visões, conselhos, dados sob a direção do Espírito Santo; e dentre muitas outras maneiras das quais temos de estar atentos, pois ouvir a voz de Deus nos leva a caminhos jamais imaginados.
‘Quer você se volte para a direita quer para a esquerda, uma voz atrás de você lhe dirá: "Este é o caminho; siga-o’.
Isaías 30:21
COMO OUVIR A VOZ DE DEUS?
Quando falar com Deus, espere que Ele fale. Escute a resposta. Preste especial atenção aos primeiros pensamentos que lhe vêm à mente quando falar com Deus. Muitas vezes tais pensamentos vêm do Senhor. Podem ser palavras de um versículo bíblico ou uma visão da sua aplicação. Ou talvez sinta uma profunda paz acerca de um problema pelo qual orou. Deus está a assegurar-lhe que o ouviu e que vai operar. Agradeça-Lhe e aguarde para ver se Ele lhe diz o que deve fazer.
Sempre que ler a Bíblia, ore e escute a voz de Deus. Igualmente, nas suas devoções diárias ou em momentos especiais de oração, leia a Bíblia. Irá descobrir que as promessas ou instruções para as suas decisões se encontram nas páginas deste livro maravilhoso. Peça a Deus que lhe fale através da Sua Palavra. Escreva os pensamentos que Deus lhe transmitiu. Medite neles. Deus não nos dirá nada contrário à Sua Palavra escrita. Por isso, tudo quanto julgamos ser a voz de Deus deve ser examinado e comparado à luz do que a Bíblia ensina. Isso ajuda-nos, a saber, a diferença entre os nossos pensamentos e as mensagens que Deus nos dá. É bom também consultar Cristãos maduros sobre o que pensamos ser a direção do Senhor. Os que têm mais experiência em interpretar a Palavra de Deus podem ajudar-nos. Na igreja, precisamos da ajuda uns dos outros (Prestação de Contas). Muitas vezes, Deus usa uma pregação, um testemunho ou o conselho de alguém para confirmar o que Ele já nos disse pessoalmente.
ORANDO COMO CONVÉM – SINAL DO TEMPO
‘Imediatamente sua boca se abriu, sua língua se soltou e ele começou a falar, louvando a Deus.’
Lucas 1:64
Este versículo me chamou a atenção em dois aspectos específicos: um que Zacarias teve de ficar em silêncio até o tempo devido para que se cumprisse aquilo que estava prometido. O outro aspecto é que no devido tempo, nada precisou ser feito, ele simplesmente se soltou e falou.
Sobre o tempo devido a cada coisa acontecer em nossa vida nós temos muito, muito, o que aprender. Somos apressados, afobados, agoniados, queremos encurtar o tempo de Deus. Eu pelo menos não conheço ninguém que não seja, e se conheço não me lembro.
Quando a coisa está boa, quando o mover é agradável, quando o maná tem gosto de novidade, ninguém tem a devida gratidão. Quando o deserto chega, fica clamando para abreviar o tempo. Zacarias deve ter orado por isso, mas teve de esperar.
Sobre o final do tempo, um sinal foi o suficiente. Seu filho nasceu e era necessário indicar seu nome. O tempo estando cumprido, nada mais precisa ser feito.
Não precisa dar uma mão para Deus, pois Ele se vira muito bem sozinho! Entendamos que isso afeta diretamente a forma como oramos. Se formos maduros, buscaremos entender os tempos e navegar nas águas do Espírito, ao invés de ficar dando ordem às ondas. Nestas águas meu irmão, ninguém manda, por mais espiritual ou consagrado que seja.
Quando aprendemos estas duas verdades, nossa oração amadurece, nosso pedido dá lugar à gratidão, nossa afobação diminui e dá lugar a um entendimento do tempo de Deus.
A leitura dos sinais complementa tudo e saímos exaltando e agradecendo muito antes da benção chegar. O nome disso é fé, lugar e estado no qual o invisível é visto, cheirado, apalpado.
“Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos
Hebreus 11:1

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Toda Ação gera uma Reação

Israel obedecia ao Senhor, que indicava a Samuel o que era melhor para o povo. (1 Sm 3:19-21)
Com a velhice de Samuel o povo começou a questionar se deveriam de ter um governador e esta preocupação demonstrou que o povo havia se esquecido de Deus e que já não o consideravam como Rei sobre eles. Então o Senhor deu a direção a Samuel do que fazer e indicou Saul para este reinado, visto que era um homem humilde, pois se sentia pequenino. (1 Sm 9:15-27)
Fazendo um paralelo aos dias de hoje, Deus cumpre suas promessas quando buscamos a ele em primeiro lugar (Mt 6:33) e nos dá prosperidade e lugares de honra afim de que todos saibam quem É O SENHOR (Is 45:3). Infelizmente, vejo por aí pessoas que caem com a mesma facilidade com que subiram e imagino que isto vem acontecendo desde os tempos de Saul, pois eu imagino que “o poder subiu à cabeça” de Saul, assim como sobe à de muitos homens e mulheres e estes passaram a desobedecer ao Senhor. Saul começou a dar indícios de desobediência a partir do momento que passou a oferecer holocaustos sem a presença de Samuel (1 Sm 13:8-13) e então Deus começa a procurar outro servo segundo o Coração de Deus para o reinado de Israel (1 Sm 13-14)

O Ultimo Pedido
“O rei gritou para o seu ajudante: ‘Depressa, tire a sua espada e me mate com ela antes que me peguem e eu seja maltratado por esses homens que não temem a Deus’. Mas o ajudante ficou com medo de cumprir a ordem; Saul pegou então a sua própria espada e caiu sobre a ponta dela de modo que a espada atravessou o seu corpo.” (1 Cr 10-4)
Este pedido não era tão incomum naquela época, pois Abimeleque fez o mesmo pedido (Jz 9:54) Abimeleque é um dos muitos filhos de Gideão. Ele convence seus parentes em Siquém a torná-lo seu líder, e depois mata seus 70 irmãos sobre uma pedra (Jz 9:1-5). O relacionamento entre os líderes de Siquém e Abimeleque fica hostil, o que acaba em conflito. Abimeleque derrota os homens de Siquém e encurrala os líderes na torre da cidade. Ele está prestes a incendiá-la, quando uma mulher joga uma pedra de moinho de cima da torre e o golpeia na cabeça. Ele é mortalmente ferido e sabe que está morrendo. Para evitar o estigma de ter sido morto por uma mulher, ele ordena a seu escudeiro que desembainhe sua espada e o mate. O jovem faz o serviço para Abimeleque, e ele morre. A morte de Abimeleque está muito longe de ser nobre e não é um precedente ao qual alguém quisesse recorrer.
Saul está em uma situação semelhante. Uma porção de flechas dos filisteus acerta o alvo e ele fica gravemente ferido (1 Cr 10:3). De um jeito ou de outro, ele sabe que sua morte está próxima, e assim ordena a seu escudeiro que acabe com ele dando ao escudeiro duas razões, as quais ele parece achar que sejam incontestáveis: (1) ele não quer morrer pelas mãos de algum pagãoincircunciso”; (2) ele não quer que seus inimigos escarneçam dele, mas ainda assim o escudeiro tem medo de cumprir tal ordem, Saul está desesperado e então sabe o que fazer: cair sobre sua própria espada, e é isso que ele faz. (1 Cr 10:4)
Saul chegou ao seu limite. Viu que estava perdendo tudo o que Deus tinha preparado para ele por pura prepotência e desobediência, sendo obrigado a aceitar as consequências de suas escolhas.

Toda ação gera uma reação
Quando aplicamos uma força sobre uma fileira de dominós, o que acontece? Eles caem certo?

O que pode acontecer quando resolvemos fazer as coisas a nossa própria maneira e deixamos Deus de lado? O que temos a perder?
No caso de Saul, a força que ele aplicou foi a desobediência da qual gerou a perda de um reino inteiro, a presença de Deus na sua vida e ainda a queda da sua geração. (1 Cr 10-6)

As escolhas que fazemos é "força que aplicamos" em determinadas situações.
Podemos tomar as rédeas da situação assim como Saul fez, ou podemos obedecer ao Senhor. Sabemos que ambas as escolhas tem consequências, uma melhor do que a outra, isso é óbvio, mas a grande questão é: estamos preparados para essas consequências?

Texto Base: 1 Samuel; 1 Crônicas

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Deixa ELE agir!!!


Saul sentia-se pequenino e sem importância perante a grandeza de Deus.
Mas eu gostaria de dizer algumas coisas sobre o capítulo 9 e 10 de 1 Samuel
Ao ler esse texto percebi três fatos importantes:
1º OS PROPÓSITOS DE DEUS SE CUMPREM NOS HUMILDES
2º OS PROPÓSITOS DE DEUS SE CUMPREM NOS QUE CRÊEM
3º SEM A AJUDA DO ESPÍRITO SANTO O SIMPLES FATO DE ENCONTRAR DUAS JUMENTAS PODE SER MUITO COMPLICADO

Então, vamos entender melhor esses três fatos...
Fato 1: O propósito de Deus era encontrar um Rei para Israel que atendesse, trazendo para os dias de hoje, as expectativas profissionais. O Rei deveria ser justo, confiável e ainda por ultimo, mas não menos importante HUMILDE!
A humildade é necessária para que haja dependência de Deus. Sem esta dependência os sonhos de Deus não são realizados em nós, pois não subtemos nossas vidas a Ele. Não damos chance a Ele para que nos guie nos caminhos que O agrada. A Palavra de Deus fala em Provérbios 29:23 que o homem é derrubado pelo seu orgulho (NBV[1]), por tanto, porque teimamos em ser orgulhosos e não temer a Deus? E ainda para afirmar o entendimento que eu tive, Jesus fala em Mateus 5:3 “Felizes são os humildes, porque o Reino dos céus é dado a eles” (:
Precisamos de mais alguma afirmação? Bom, Jesus falando já foi mais do que suficiente para mim ^^
Fato 2: eu já escrevi sobre a incredulidade nesse blog, lembram? Se não lembram, não tem problema.. vamos relembrar então... o que é a incredulidade? Dentre os vários significados há um bem simples: a falta de crença... Um exemplo prático seria, digamos que você tem uma amiga que você confia muito e um dia você confia a ela um segredo, vamos usar um exemplo bem de criança, do tipo, “fiz xixi na cama nesta noite”, e essa “amiga” conta para a escola inteira o que aconteceu... bom, qual é o sua primeira atitude? Você se afasta dessa amiga, ela deixa de ser sua amiga pela falta de confiança que você tem nela.. bom, é exatamente isso que a incredulidade faz... Ela nos afasta de Deus, quando deixamos de acreditar nas promessas que Ele tem para nossas vidas.
Deus teve que moldar Saul afim de que Ele passasse a confiar em Deus.
Deus nos ajuda a crer.. Ele sempre mostra para o povo que ELE É O GRANDE EU SOU, desde o início dos tempos (Êxodo 3:14; 1 Reis 20:13; Ezequiel 26:6; Ezequiel 36:23; etc.).
E para não restar dúvidas de que Deus nos ajuda a crer, lembram-se do pai do menino de Marcos 9? Esse pai pede “ajuda-me a vencer a minha incredulidade!”
Então, se temos dificuldades em confiar em Deus, temos de colocar isso em oração e pedir ao Senhor para nos ajudar.
Fato 3: A promessa feita através da vida de Samuel era de que Deus faria uma grande obra em Saul.
Nesse texto a Palavra fala que Deus teve que transformar o coração de Saul em outro (1 Sm 10:9) e é justamente isso que o Espírito Santo faz em nós quando temos fé!
Se adentrarmos um pouco mais nos capítulos e seguirmos para o capítulo 11, conseguimos ver as obras do Senhor na vida de Saul... Ele comandou um grupo de 330 mil homens de Israel contra os amonitas (1 Sm 11:8). Saul levou esses homens a vitória sobre os inimigos, agora pergunto... ele fez isso sozinho? É claro que não! Um pouco antes diz que o Espírito de Deus apoderou-se dele, e ele ficou furioso (1 Sm 11:6), logo, podemos entender que é o Espírito de Deus que faz diferença em nossas vidas!! Deus nos capacita para realizar os sonhos que Ele tem para nós! Uns para pastores, outros para músicos, professores, enfim, na casa de Deus tem lugar para todos!!! Recentemente descobri que eu tenho o dom do ensino e isso me pegou de surpresa porque eu realmente nunca fui uma boa professora, e o mais legal é que foram pessoas de lugares completamente diferentes, algumas me disseram isso na igreja, outros me disseram no trabalho e ainda outros na faculdade, o que só vem a confirmar nos sonhos que o Senhor tem plantado em meu coração... Claro que tudo leva tempo.. não é do dia para a noite que acontece “ó, eu tenho um dom”.. nós temos que ir nos fortalecendo constantemente no nosso relacionamento diário com Deus!

E você.. já descobriu quais são os sonhos de Deus para a sua vida? Se ainda não, deixe que o Espírito Santo faça diferença na sua vida! E nunca se esqueça de que há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo! (1 Co 12:4).

No amor de Cristo,



[1] Nova Bíblia Viva

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Livro de 1 Reis


Este livro relata todos os Reis que passaram por Israel após a morte do Rei Davi, iniciando pelo reinado de Salomão. A história começa com um reino unido e termina em uma nação dividida em dois reinos conhecidos como Judá e Israel.
O motivo dessa divisão foi que o Rei Salomão não agradou a Deus em suas atitudes, pois foi corrompido por suas esposas a adorar a outros deuses. Neste momento da história Deus se mostra fiel e justo. Fiel, pois Ele determina a divisão do reino para cumprir a promessa feita a Salomão e; Justo, pois já havia advertido a Salomão duas vezes (1 Rs 3: 14 e 1 Rs 9: 4-7) sobre quais seriam as consequências caso ele não obedecesse aos mandamentos do Senhor.
Após a morte do Rei Salomão, o Senhor cumpre a promessa e retira das mãos do filho de Salomão, Roboão o reino de Israel, deixando com ele uma parte por amor a Davi.
Um encontro com o profeta Aías, após ter recebido uma valiosa promoção do rei Salomão, marcou fortemente na vida de Jeroboão. O profeta transmite-lhe uma preciosa promessa da parte de Deus: ele seria promovido do cargo da casa de José para reinar sobre as dez tribos da casa de Israel (1 Rs 11:31). Porém a rebeldia levou o rei de Israel à desobediência, da qual desagradou a Deus, e então se iniciam as consequências que afetam não só o rei como todo o povo de Israel.
E é aí que eu percebo que nossos atos pecaminosos não afetam somente a nós mesmos, mas também nossos familiares, amigos, liderados, dentre tantos que nos cercam.
Percebi através desse livro a justiça de Deus e quão caro é a desobediência a Deus. Não é de hoje que dizemos “O salário do pecado é a MORTE” (Rm 6:23). Essa verdade vem desde os tempos de Adão, quando o pecado entrou no mundo e podemos identificar isso através do versículo:

quarta-feira, 13 de março de 2013

Deus está no controle de sua vida?

Lendo um pouquinho sobre os Juízes de Israel, me questionei se tenho deixado Deus no controle da minha história, e resolvi compartilhar as experiências que tenho tido durante essas semanas.
Pois bem, retroagi há alguns meses atrás e percebi que Deus fez comigo mesmo que fez com Sansão.
Israel passava por tempos difíceis, onde saiam do Egito, voltavam ao Egito, saiam do Egito, voltavam ao Egito... Ficavam assim como eu, que saia para os bares da vida, bebia até morrer, e no outro dia estava lendo a bíblia, orando, clamando, chorando, no outro dia voltava para o bar e enchia a cara de novo, e de novo, e de novo. Dizendo o português mais claro do mundo: vivendo em HIPOCRISIA. Mas ainda assim, Deus teve misericórdia de mim e agiu sem que eu percebesse, pois no final do ano me posicionei em não beber nada alcoólico nunca mais, pois isso estava interferindo no meu relacionamento diário com Deus e interferindo no meu relacionamento pessoal e íntimo com meu esposo. Não estava indo a igreja nenhuma.. Simplesmente parei de beber, por um bem maior. Mas como o Egito queria me manter presa, fui para Joinville durante alguns dias e lá encontrei uma cerveja com essência de café em sua composição, pensei “ah vou experimentar só um pouquinho”, e realmente, bebi meio copo daquela cerveja diferente e então mais um pensamento tentando me desviar do meu propósito “vou levar uma garrafa para o Fee experimentar”... pois é, gente.. Satanás também age se abrirmos a brecha. E então, comprei a garrafa, mas Deus na sua infinita bondade e misericórdia para com a minha vida e para a vida do meu esposo, também agiu... e eis que quando eu cheguei na porta de casa, a garrafa escorregou e caiu. Não era da vontade de Deus que eu me desviasse do propósito que eu tinha feito, pois Ele ainda tinha muito a agir e mostrar em nossas vidas. Mesmo Sansão estando fora dos caminhos do Senhor, Deus agiu na vida dele trazendo liberdade à Israel.
E assim foi, passaram-se as semanas e Deus planta em mim o desejo de ir ao retiro “Na contramão” da Rota 47, ministério de jovens da 47ª Igreja do Evangelho Quadrangular de Curitiba. E lá, nesse retiro na primeira devocional, o Senhor fala comigo, e diz que vai transformar o meu querer, e daquele dia em diante, não sinto mais SEDE!!! Minha sede de álcool foi sanada pelo sangue de Jesus, meu verdadeiro amor... E a partir daí Deus tem agido e me transformado a cada dia! Como já havia postado aqui antes sobre a minha dificuldade em fazer amizades, Deus tem transformado isso também!
E no mais, só tenho a agradecer e dizer para você orar constantemente, pedindo a direção de Deus para a sua vida. Não aja como eu... não queira ter experiências das quais eu tive, pois elas não valem de nada... Tenha sede apenas de Deus e de sua Palavra... Não existe livro melhor para se ler. Não existe caminho melhor do que estar no centro da boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Rm 12:2).
Deus está escrevendo uma nova história para mim e pode escrever para você também!!

"Eu não tinha nada e agora eu tenho vida,
E uma história nova e linda escrita pelo dedo de Deus"

Texto Base: Livro de Juízes

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Continuação do NA CONTRAMÃO

Nesse feriado de Carnaval estive em um retiro com tema "Na CONTRAMÃO". Que tema propício para colocar seus filhos no eixo, certo? Pois é.. levei tapas e mais tapas... Deus me confrontou de uma maneira especial e eficaz que me fez rever minhas escolhas e enfim, "cair à ficha" de que sem Ele eu não sou NADA.
Enfim... Após esse maravilhoso retiro, venho me alimentando do Milk Shake bom e hoje ao fazer a devocional me deparei com um texto que me tocou profundamente em Mateus Capítulo 3.
No inicio desse capítulo conta o momento em que Jesus se retira (assim como nós) em jejum e oração. Após 40 dias de retiro Satanás o tenta. Bom, eu não sei vocês, mas no momento em que voltei para casa, o inimigo tem tentado tirar minha paz constantemente, porém assim como Jesus tenho RENUNCIADO o que ele tem me oferecido... Tenho pedido ajuda constantemente do Espírito Santo para vencer a essas tentações e sinto-me feliz e honrada em dizer que Deus tem me dado força e sabedoria para enfrentar essa fase.. Posso dizer com toda alegria: “Satanás, VOCÊ PERDEU DE NOVO!!”.
Continuando... após Jesus ir na CONTRAMÃO e renunciar ao inimigo, Jesus passou a pregar às nações buscando discípulos fazendo deles pescadores de homens... bom, logo, penso que devemos seguir o mesmo exemplo de Cristo.. agora que voltamos do Retiro e Satanás não têm mais poder sobre nossas vidas, devemos falar do amor de Jesus a todos e salvar 100 x 100 almas para Deus!!!
Devemos ensinar a outros que não há outro como nosso DEUS!!! Vocês estão comigo?? Eu espero que sim!!

No amor de Cristo,