quinta-feira, 19 de julho de 2018

Não desencoraje

“Quando chegou a Jerusalém, tentou reunir-se aos discípulos, mas todos estavam com medo dele, não acreditando que fosse realmente um discípulo. Então Barnabé o levou aos apóstolos e lhes contou como, no caminho, Saulo vira o Senhor, que lhe falara, e como em Damasco ele havia pregado corajosamente em nome de Jesus.”

‭‭Atos‬ ‭9:26-27‬ ‭NVI‬‬


Não é de se espantar que os discípulos em Jerusalém tenham inicialmente sido cautelosos a respeito da conversão de Saulo. Afinal quem muda tanto em questão de dias/meses?
Eles desejavam saber se aquela transformação não era na realidade uma tentativa de ele se infiltrar entre os cristãos para depois prendê-los mais facilmente.
Novos convertidos têm o que geralmente é chamado de ‘Primeiro Amor’. Nesta fase, acabamos de conhecer Jesus e o que Ele fez por nós e estamos com um up de sede da Palavra e imediatismo em trabalhar para Reino levando a Palavra a outros que se encontravam na nossa antiga situação (cegos espiritualmente).

Nós como humanos temos a tendencia de desacreditar dessas pessoas novinhas na fé, e por muitas vezes “abafamos” todo esse amor e força de vontade de ser um servo. Entendo que para trabalhar no Reino de Deus essas pessoas tem que ter base pra isso, entendo a necessidade de cursos, treinamentos e tudo o mais, mas me pergunto, porque tudo isso tem que ser tão demoroso? No sentido de, “Vc tem que esperar essa fase de novo convertido passar, se firmar na fé, e depois de anos de conversão vc pode nos ajudar”.

Oi?!

Releia a história de Saulo. Ele não tinha ANOS de conversão quando começou a pregar o evangelho. É óbvio que ele ficou um tempo com os discípulos aprendendo mas depois, saiu pregando e provavelmente ainda com muitas falhas de caráter a serem trabalhadas pelo Espírito Santo assim como todos nós somos trabalhados diariamente pelo Senhor.
Jesus não busca pessoas perfeitas, Jesus procura pessoas com o coração abertos para ser “reeducados” pelo Espírito Santo.

Nós devemos ser como Barnabé, que era Encorajador e defendeu Saulo perante os discípulos. E depois disso, veja o crescimento do Reino através da vida de Saulo.
Temos que incentivar os novinhos. Temos que ensina-los mais características de Cristo. Temos tbm que explicar que eles ainda terão falhas de caráter que serão curadas/saradas ao longo dos anos. Esse último se faz necessário pq já vi mtos novos convertidos desistirem dos caminhos de Cristo, pois acreditavam todos os problemas pessoais e pecados tinham sumido da noite para o dia. É claro que tem pessoas que realmente pode ter acontecido assim, mas Deus trabalha de forma diferente em cada pessoa. Há uns que precisam de 1 mês, outros de 1 ano. E assim, vamos crescendo em sabedoria e presença de Deus.

Novo cristão, não desista.

Cristão idoso 😂, não desencoraje. Incentive e Ensine.

No amor,

quarta-feira, 18 de julho de 2018

Reconhecer Jesus



“Em sua viagem, quando se aproximava de Damasco, de repente brilhou ao seu redor uma luz vinda do céu. Ele caiu por terra e ouviu uma voz que lhe dizia: “Saulo, Saulo, por que você me persegue?” Saulo perguntou: “Quem és tu, Senhor?” Ele respondeu: “Eu sou Jesus, a quem você persegue.”
‭‭Atos‬ ‭9:3-5‬ ‭NVI‬‬

Ao ler essa passagem, me chamou a atenção a resposta de Saulo ao Senhor. Fiquei pensando... mesmo na incredulidade, sabemos que Jesus é o Cristo. E é talvez seja essa a maior resistência: sabemos que Ele veio e morreu por todos, mas não cremos que Ele tenha vindo por nós. E fiquei tentando entender o motivo disso tudo...

Resultado de imagem para reconhecer jesus

Saulo é mencionado pela primeira vez na Bíblia durante a morte de Estevão (Atos 7:54-60)
Neste momento Estevão continuava pregando, mas os que o que estavam presentes taparam seus ouvidos (vers. 57).
Jesus já estava chamando Saulo, mas assim como os demais, tapou seus ouvidos.

Talvez Jesus já tenha te chamado um dia e você o ignorou..
Saulo teve medo. Medo da voz de Deus. Medo de uma nova verdade. Mudanças assustam. Saulo de Társo vinha de uma família tradicional. Seus pais tinham crido nas mesmas coisas que seus avós e seus bisavós. Saulo abrigava todas as esperanças da família, da sociedade e da igreja, assim como talvez vc tbm o seja. Será que ele deveria render-se à uma nova verdade?

Eu fui criada na igreja católica com tudo o que tem-se direito. Batismo, 1ª comunhão, crisma, etc.. (não estou fazendo apologia contra o catolicismo ok? Sou extremamente grata por tudo que meus pais me ensinaram e aprendi muiiito lá e sinto Deus lá tbm, porque Ele não está em paredes e prédios... Ele está em nós) enfim, mas quando conheci mais intimamente Jesus eu tbm fiquei com medo. Deveria eu “largar” tudo e seguir um novo caminho?!

A questão não se trata de religião. Se trata de posicionamento em Cristo.



Toda novidade provoca medo. E quando alguém fica com medo, a reação instintiva é atacar. Por isso, Saulo começou a atacar e perseguir o povo de Deus.
Assim como eu no meu tempo, também os atacava. Assim como muitos outros, “eu odiava crente” mas a verdade é que existia uma luta interna no meu íntimo sobre tudo o que estava aprendendo/ouvindo/vendo com meus próprios olhos.

Saulo estava vendo pessoas morrerem e serem presos por alguém a quem diziam ser Cristo. Qualquer um ficaria intrigado pelos motivos. Afinal ngm morre por alguém que não seja da sua própria família (e ainda olha lá), mas esse povo sim. Porque eles faziam parte da família de Jesus.

Qndo Saulo teve a experiência de se encontrar com Jesus nesse trecho de Atos, ele pergunta, quem és tu SENHOR. Ou seja, Ele Sabia. Mesmo q no mais profundo do seu coração, Ele reconhecia a Jesus. E se rendeu à Ele.

E você, tá esperando o quê pra fazer o mesmo?
Ele veio por você tbm. Não seja incrédulo ao ponto de pensar que pra vc e seus pecados não há jeito. Porque há sim. E ele se chama Jesus!!

No amor,

terça-feira, 17 de julho de 2018

A Decisão


“Prosseguindo pela estrada, chegaram a um lugar onde havia água. O eunuco disse: “Olhe, aqui há água. Que me impede de ser batizado?” Disse Filipe: “Você pode, se crê de todo o coração”. O eunuco respondeu: “Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus”.”

‭‭Atos‬ ‭8:36-37‬ ‭NVI‬‬


Resultado de imagem para batismo

A vida desse homem foi transformada desde o início pelo intermédio do Espírito Santo de Deus.

Um anjo falou a Filipe para ir a uma certa estrada e lá ele encontrou o etíope lendo as profecias do profeta Isaías, porém este sem entendimento. Filipe teve a oportunidade de pregar e falar-lhe das boas novas de Jesus e ao final da conversa o homem pergunta o que lhe impede de ser batizado.

Entendi que o impedimento por muitas vezes está dentro de nós mesmos. Não foi o caso do etíope, mas pasmem, é o caso de muitos.. que ouvem a Palavra, têm um encontro real com Jesus e na hora de tirar “a nota 10” e tomar uma decisão (e não qualquer decisão, é só a melhor decisão da sua vida) se trava sozinho, se perguntando se tudo o que viveu com Jesus foi real.

Já vi tbm pessoas dando a desculpa de que não se sente digno do amor de Deus.. deixa eu te contar um segredo... NINGUÉM É. E isso é a GRAÇA. Um presente pra mim e pra você, e para todos o que creem.

“Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;”
‭‭Efésios‬ ‭2:8

Então, termino esse post dizendo para que você seja como esse etíope que creu nas promessas, que creu no filho de Deus, que creu na Salvação e desceu as águas do batismo e teve a sua vida transformada. Não deixe para amanhã. Deus tem esperado por você todo esse tempo e anseia te ter nos braços Dele.

No amor,